segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Projetos arquitetônicos inovadores e contemporâneos chegam às igrejas brasileiras












Nos Estados Unidos e na Europa é muito comum projetos arquitetônicos inovadores e contemporâneos para igrejas e templos, mas no Brasil, essa é ainda uma realidade que está começando a se fortalecer, principalmente nas igrejas protestantes.
As catedrais são essencialmente os registros mais fortes da evolução da arquitetura, que mostram desde a Antiguidade, passando pela Idade Média, o Renascimento, a arquitetura Pós-Moderna e que chegará provavelmente na Arquitetura do Futuro. Com o desenvolvimento dos tempos, a chegada de produtos e materiais com design arrojado aliam-se às novas necessidades do ser humano, sustentabilidade e o conforto, ganhando força e influenciando as novas construções religiosas.
Seguindo essa tendência, o arquiteto paranaense Eduardo Petry projetou a Igreja Presbiteriana, em Curitiba, que possui esses elementos que caracterizam a sociedade atual.
O espaço integrado com a natureza possui em sua estrutura concreto e madeira que ao serem combinados com grandes panos de vidros, trabalhados em vitrais, ganham vivacidade, pois além de trazer cor ao espaço, que é trabalhado com cores naturais, é uma das principais características da arquitetura religiosa.
Segundo Petry, o projeto foi criado pensando em um ambiente leve e majestoso, que pudesse transmitir paz, calma, já que é voltado para cultos. “Procuramos elementos que não sobrepusessem o intuito do local, desta forma, a estrutura é moderna, não remetendo diretamente a antigos templos, exceto pelo uso do mosaíco nos vitrais. As cores são neutras e há integração com a natureza  no verde dos jardins e na madeira utilizada para a construção.”
Além da estrutura moderna, a diferença também está na ausência de ornamentação, diferente das antigas estruturas que possuíam muitas imagens, ouro, pinturas, entre outros, que caracterizavam a sociedade da época e o poder que a Igreja possuía, diferente dos tempos atuais em que a instituição possui uma imagem mais ligada a religiosidade.

Sobre Eduardo Petry: Arquiteto e urbanista graduado pela Universidade Federal do Paraná, Eduardo Petry atua na área desde 1986, sendo referência no segmento por apresentar projetos arrojados, funcionais e de acordo com as tendências do design internacional. Em seu currículo, possui participações nas principais mostras nacionais da área e do design de interiores. Seu escritório atua nas mais variadas vertentes, sendo elas, residencial, comercial, institucional, interiores e gerenciamento de obras. O profissional também exerce a função de professor universitário.



Serviço:
Eduardo Petry - Escritório de ArquiteturaRua Brigadeiro Franco. 1303 – Mercês – Curitiba
Telefone: (41) 3323-4556

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.