terça-feira, 30 de junho de 2015

Uso consciente das tecnologias é tema do ‘Televisando’ da RPC















Projeto conduzido pelo IGRPCOM, que coloca a força da televisão a serviço da comunidade escolar, traz dicas e sugere atividades sobre o tema para facilitar práticas pedagógicas

Computador, smartphone, tablet e videogame já fazem parte do dia a dia dos estudantes. Não tem mais volta, parece que as crianças já nascem conectadas. Para acompanhar esse ritmo, escola e educadores não podem ficar de fora, precisam planejar e aproveitar os diversos recursos tecnológicos e digitais para tornar as aulas divertidas e interativas sem tirar o foco no aprendizado. Pensando nisso, o projeto ‘Televisando’, realizado pela RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná, em parceria com o Instituto GRPCOM, definiu como tema de trabalho deste ano o Uso Consciente das Tecnologias.  

O assunto precisa ser trabalhado nas escolas, lares e empresas. Segundo pesquisa da Digital Diaries realizada em dez países e divulgada pela AVG Technologies, 66% das crianças entre três e cinco anos conseguem operar jogos de computador, 47% sabem utilizar um smartphone e 625 ligam o computador. “No contexto educacional e pedagógico, não se pode deixar de incorporar as novas linguagens ao processo de aprendizagem”, destaca a psicopedagoga Esther Cristina Pereira, que também é vice-presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR). Entretanto, nem tudo que está online agrega conhecimento. “O professor assume o papel de guia, orientando estudantes a utilizarem as ferramentas com consciência e a buscarem informações de qualidade para, então, refletir sobre elas”, acrescenta Esther.

O uso consciente das tecnologias tem sido trabalhado em sala de aula pelas escolas que participam do projeto. O tema já motivou a produção de dezenas de reportagens especiais pela RPC, que foram exibidas entre abril e junho deste ano no telejornal ‘Paraná TV - 1ª Edição’, em todas as cidades onde a iniciativa acontece, a fim de inspirar e embasar os trabalhos dos educadores participantes.


Concurso Cultural
Em 2015, vale lembrar, o ‘Televisando’ viveu mudanças e passou a estar presente nas turmas do Ensino Fundamental 1, do 1º ao 5º anosde escolas públicas de 39 municípios do Paraná. Para acompanhar a idade das crianças participantes, as categorias do Concurso Cultural para os estudantes participarem são: Ilustrador e Cartunista Mirim. A ideia é que demonstrem, por meio das produções, análises críticas que fizeram a partir de reportagens apresentadas pela RPC ou das discussões que motivaram em sala. Professores orientadores dos trabalhos vencedores, também serão valorizados. Ganharão reconhecimento, ainda, pelas melhores Práticas Pedagógicas e as Secretarias de Educação pelo apoio, envolvimento e engajamento com o projeto. Docentes e estudantes têm a chance de conquistar premiação municipal e estadual, mas para isso, os trabalhos devem ser enviados até o dia 25 de setembro.

Apoio Pedagógico
A temática deste ano também permeia o Boletim do Televisando voltado para professores, com orientações pedagógicas sobre como trabalhar as reportagens de TV em sala de aula e aliar o trabalho da televisão à tecnologia. A iniciativa é inédita e chegou para oferecer as notícias mais relevantes sobre as três principais fases do projeto – lançamento, Concurso Cultural e divulgação dos vencedores – dar dicas pedagógicas e sugestões de atividades para serem trabalhadas com os alunos. Deste modo, a prática de trabalhar a TV em sala fica mais fácil e qualificada.

A superintendente do Instituto GRPCOM, Ana Gabriela Borges, explica que o tema não está apenas nas páginas do boletim, mas também está presente nas redes sociais, com dicas e orientações de como usar a Internet com segurança, seja no computador, celular ou tablet.

A doutora em Educação Marlei Gomes da Silva Malinoski ressalta que nesse cenário de construção coletiva, mais do que discutir o uso ou não da tecnologia em sala de aula, os educadores precisam refletir a contribuição trazida pelo “estar conectado”. E extrair proveito disso nas relações cotidianas no espaço escolar, uma vez que a tecnologia já é usada com maior ou menor ênfase.

Mais informações sobre o Concurso Cultural e as fases do projeto podem sem conferidas no site www.rpc.com.br/televisando .


Sobre o Televisando
Lançado em 2008 no município de Foz do Iguaçu, o Televisando tem como objetivo estimular a reflexão e a mudança de atitudes a partir da discussão de temas relevantes para a sociedade e, como consequência, a formação de cidadãos mais críticos e conscientes de suas responsabilidades.


RPC
A RPC é uma empresa que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), com suas oito emissoras de TV afiliadas à Rede Globo no Paraná. A emissora é líder em audiência e pioneira na transmissão da TV Digital na região Sul do país. Com tecnologia de ponta, disponibiliza uma programação de qualidade e diversificada para a população do Paraná.
Também fazem parte do GRPCOM os jornais Gazeta do Povo, Jornal de Londrina e Tribuna, o portal de notícias ParanáOnline, as Rádios 98FM, Mundo Livre FM Curitiba e Maringá, a unidade móvel de produção em alta definição HDView e o instituto de responsabilidade social, o Instituto GRPCOM.


GRPCOM – Grupo Paranaense de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.