segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Confeitaria de Curitiba é destaque na disputa nacional do Prêmio MPE Brasil

Requinte venceu etapa estadual na categoria comércio, ao lado da Kagil, de Toledo, e irá concorrer com representantes de todo o país, em Brasília
A confeitaria curitibana Requinte é uma das empresas vencedoras da etapa estadual do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresa. Na categoria comércio, também se destacou a Kagil Comércio de Suplemento Alimentar, de Toledo. O anúncio foi feito pelo Sebrae/PR, no final de novembro. Agora, as duas empresas irão disputar a etapa nacional do Prêmio, que acontecerá em abril do ano que vem em Brasília.
No Paraná, o Prêmio MPE Brasil é realizado em conjunto pelo Sebrae/PR e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), por meio do Movimento Paraná Competitivo (MPC), com o patrocínio da Gerdau, Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e conta ainda com a parceria da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio/PR). 
A proprietária da Requinte, Regina Cazella, afirma que a conquista é um reconhecimento pelos quase 30 anos de trabalho investidos no negócio. “Temos a premissa de sempre fazer o melhor para o cliente, para o colaborador e para a empresa. Essa é a nossa cultura. Para alcançar esse objetivo nos aperfeiçoamos, aplicando conceitos de administração e gestão”, explica.
O consultor do Sebrae/PR, Jaime Colatusso, elogia o trabalho da empresária. “A Requinte já havia concorrido na edição passada, mas não foi selecionada. Percebemos a persistência e a vontade de querer conquistar excelência em seu ramo. Essas são as principais características de um empreendedor de sucesso.”
MPE Brasil
O Prêmio MPE Brasil existe desde 2004 e foi idealizado para reconhecer a excelência na gestão das micro e pequenas empresas, tendo por base o Modelo de Excelência em Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Nesta edição, 3.510 empresas paranaenses concorreram ao prêmio, em 10 categorias diferentes. Foram selecionadas aquelas que alcançaram um padrão mínimo de eficiência em sua gestão. O consultor do Sebrae/PR, avalia que o prêmio tem duas finalidades.
“A primeira finalidade é fazer um diagnóstico das empresas e ajudar a perceber quais aspectos precisam ser melhorados. A segunda é efetivamente ganhar a disputa, o que é muito significativo para os empresários, pois a conquista é um reconhecimento. As empresas que vencem o MPE Brasil são vistas com outros olhos pelo mercado”, afirma o consultor do Sebrae/PR.
A empresária concorda com Jaime. “Todos respeitam o Sebrae/PR  e confiam na validade dos critérios utilizados para a escolha dos vencedores. Ter o apoio e o comprometimento de um órgão como esse, com certeza, vai nos abrir muitas portas”, reconhece.
Regina ainda revela que está ansiosa para mostrar o trabalho da Requinte na etapa nacional. “O Brasil é muito grande e cheio de empreendedores de talento. Não sei se vamos ganhar. Mas só por ter chegado até aqui, já me sinto muito feliz.”
Sobre o Sebrae/PR 
Para quem já é ou quer ser empresário, o Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é a opção mais fácil e econômica de obter informações e conhecimento. Criado na década de 1970, o Sebrae apoia as decisões dos empresários, dos potenciais empresários e dos potenciais empreendedores, no campo e na cidade, porque é a instituição que entende de pequenos negócios e possui a maior rede de atendimento do País. Ao todo, são 27 unidades e aproximadamente 600 postos de atendimentos espalhados de norte a sul do Brasil. No Paraná, conta com seis regionais e 11 escritórios. A instituição chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em desenvolvimento de empreendedores; impulso a empresas avançadas; competitividade setorial; promoção de ambiente favorável para os negócios; tecnologia e inovação; acesso ao crédito; acesso ao mercado; parcerias internacionais; redes de cooperação; e formação de líderes. 
Fonte: Savannah Ações em Comunicação

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