sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Concurso cultural em rede social revela novos talentos da literatura brasileira.

 
 
 

 Luciene de Morais





 
Textos selecionados em ação nacional estão reunidos na antologia poética “Quando o inverno chegar”, que será lançada neste sábado (27)
Um grupo de novos autores brasileiros sairá do anonimato para figurar nas páginas de um livro, a partir do próximo final de semana. Trata-se de candidatos provenientes de cidades do Sul ao Nordeste do Brasil, que participaram de um concurso cultural promovido pela Editora InVerso, na rede social - Facebook. O resultado deste trabalho será conhecido no lançamento do livro “Quando o inverno chegar” (60 páginas, R$ 20,00), que será apresentado pela primeira vez ao público neste sábado, dia 27, a partir das 10h, no Solar do Rosário – Rua Duque de Caxias, 4, no setor histórico de Curitiba (PR).
A iniciativa da editora paranaense, realizada no último mês de julho, convidava os interessados a enviarem poemas sobre o tema “Inverno”. Das dezenas de textos recebidos pela organização do concurso naquele período, foram escolhidas as 16 melhores criações, que agora estão reunidas na coletânea de poemas. A idealizadora do concurso cultural, a publisher da InVerso, Cristina Jones, conta que a ideia surgiu da identificação de uma procura cada vez maior de pessoas interessadas no ofício de escritor.

Mercado literário - De acordo com Cristina, embora o concurso cultural tenha obtido sucesso e participação massiva do público interessado, ainda existem outras dificuldades expressivas que impedem um maior número de publicações literárias no País. “Acredito que a principal delas é o pequeno índice de leitores brasileiros em relação a outros países, fato que acaba desmotivando alguns potenciais escritores”. Apesar disso, a publisher lembra que este cenário pode ser mudado. “Desde 2010, tenho praticamente dobrado o número de lançamentos anuais de obras, principalmente de novos autores”, comemora.
Conheça a lista e a origem dos novos autores revelados no concurso cultural:
- Guilherme Luiz Weiler, de Joinville (SC);
- Alice Ádna Ferreira, de Brusque (SC);
- Luciene de Morais, de Curitiba (PR);

- Wellington Pasqualino, de Londrina (PR);
- Adriana Antunes Polak, de Curitiba (PR);
- Adriane Paulista Dubrini, de Curitiba (PR);- Denise Nascimento, de Maringá (PR);
- Tatiane Pinheiro Ribeiro, do Rio de Janeiro (RJ);
- André Salviano, do Rio de Janeiro (RJ);
- Fábio Tomaz, de São Gonçalo (RJ);
- Cláudia Duarte da Silva, de Pelotas (RS);
- Laís Toledo, de Campo Grande (MS);
- Mandy Pires, de Brasília (DF);
- Ana Paula Moraes, de Recife (PE);
- Vanessa Brunt, de Salvador (BA);
- Kamila Moreeuw, de Piracicaba (SP)
Serviço
Lançamento do livro “Quando o inverno chegar” – Editora InVerso.
Quando: dia 27 de outubro (sábado), das 10 às 13h.
Onde: Solar do Rosário – Rua Duque de Caxias, 4 – setor histórico – Curitiba – PR.
Características das obras
Título: Quando o inverno chegar.
Editora: InVerso.
Gênero: Poemas.
Páginas: 60
Preço: R$ 20,00.
Dimensões: 13 X 19 cm.
Sobre a Editora InVerso
A Editora InVerso surgiu em 2004, em Curitiba (PR), com o objetivo de oferecer ao público produções com qualidade gráfica e editorial dos mais diversos gêneros literários. Está presente nas principais livrarias do Brasil e também realiza distribuição e divulgação de produtos em toda a América Latina.
Com a missão de oferecer aos leitores um maior número de opções de títulos, a Editora InVerso tem em sua essência a característica de identificar e lançar novos autores no mercado literário. O catálogo de produtos da Editora conta com obras de literatura infanto-juvenil, autoajuda, negócios, arte, fantasia, contos, romance, poemas, históricos, educação financeira, diário, religioso, teatral, biografia, entre outros.

Sobre Luciene de Morais
Goianiense de nascimento, cresceu e foi educada em Ponta Grossa no Paraná e hoje vive em Curitiba. Graduada e com duas pós-graduações, trabalha com Odontologia Estética. É também poetisa e escritora.

Editou e publicou durante anos o Jornal da ABO-PG, como Diretora de Informação e Divulgação daquela entidade, e o jornal Acontecendo, publicação diária dos Congressos Internacionais de Odontologia - CIOPG.
Foi professora de graduação e pós-graduação, participou também como co-autora do livro Endodontia.
Editou e publicou a revista Amparo e Proteção de tiragem única sobre entidades assistenciais de Ponta Grossa, quando foi Presidente do COMEN - Conselho Municipal de Entorpecentes, conselho este que recebeu Votos de Louvor e Congratulações da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná durante sua gestão, em virtude da campanha Abra os olhos, a indiferença é inimiga da infância, a qual idealizou e foi coordenadora geral.
Presidente da Uniodonto Ponta Grossa por uma gestão, foi também Diretora Executiva desta operadora de saúde por 9 anos.
Apaixonada por Literatura, Filosofia e Mitologia, participava dos grupos de estudo de alta cultura do professor José Monir Nasser.
Escreve desde 2008 no seu blog Humanidades & Afins contos, ensaios e poesias, na modalidade slow blogger, além de participar como convidada do blog Magna Curitiba.
Participou do concurso cultural da editora InVerso com o soneto "Quem Dera".

Um comentário:

  1. Parabéns, Luciene. Pena que não pude ir, pois eu estava em reunião a manhã inteira. Mas darei um jeito de conseguir o livro. Beijo. Thadeu.

    ResponderExcluir

Obrigada,por nos deixar sua opinião.